Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe esta Página

 Sejam Todos(as) muito Bem vindos(as) ao mágico mundo das mandalas tecidas em fios!

/\    ^

     ^

_____

Mandala PSycho Crew 2020 in the house

 

 

 

 

 

God

Blessed


Simbologia
Simbologia


((( * )))

Significado esotérico dos símbolos

A

imagem

ABELHA
Organização, pureza, trabalho, disciplina, perseverança. A abelha simboliza, também, a eloqüência, a poesia e a inteligência. A abelha produz o mel, mas também possui ferrão, e por isso é o emblema de Cristo: doçura, misericórdia e justiça do Cristo-Juiz. É um símbolo de natureza ígnea, portanto, representa as sacerdotisas do templo e as pitonisas, as almas puras dos iniciados.
ABISMO
Designa aquilo que é sem fundo, logo indefinido. No abismo não se sabe o que se vai encontrar. As grandes profundezas evocam os terrenos dos mortos e a Grande Mãe Terra. Jung estabelece conexão entre o simbolismo do abismo e o arquétipo maternal. Este símbolo evoca as profundezas do inconsciente, e sugere que se está pronto para trabalhar esses conteúdos.
AÇUCAR
Representa as coisas doces da vida, o amor, o sucesso, o reconhecimento, o retorno ao lar. Também, pode representar Deus, pois é ele quem coloca o açúcar em nossa vida, dando forças para carregar nosso fardo.
ÁGUA
Emoções, fonte da vida, fluxo de espiritualidade, verdade e conhecimento, pureza e purificadora, batismo, profundezas do inconsciente. O simbolismo da água possui dois lados, o que dá e o que tira a vida. Ela pune o pecador, mas não atinge os justos. As águas cristalinas, limpas, puras e calmas, denotam seu lado bom, mas as águas poluídas mostram seu lado ruim, sujo, doente e de morte. A água simboliza também a fertilização. A ribeira, o rio e o mar representam o curso da vida.
ÁGUIA
Poder, elevação, grandes ideais e conquistas, percepção clara, estados elevados de espiritualidade. Rainha das aves. É vista como o substituto ou o mensageiro da mais alta divindade uraniana e do fogo celeste. Somente a águia fixa os olhos no sol sem queimá-los. A águia também é símbolo do pai e da paternidade. Como a fênix, simboliza a regeneração. É a senhora do raio e do trovão. Ainda, simboliza os caçadores, guerreiros e conquistadores.
ALIMENTOS ENLATADOS
Sugere idéias preconcebidas, de outras culturas ou pessoas que estamos trazendo para nossas vidas. Estar dando uma de "Maria vai com as outras". Também sugere idéias e talentos ou sentimentos que precisam ser aquecidos em nosso coração para que possam ser usados e compartilhados com todos os seres a nossa volta.
ALGA
Vida elementar, alimento primordial. Possui a virtude da proteção.
AMETISTA
Espiritualidade, terceiro olho, clarividência, mestre espiritual. A ametista é uma pedra que protege contra a embriaguez. Usada pelos bispos como proteção contra exaltação espiritual, pois, os bispos, na qualidade de pastores de almas e com responsabilidade de levar luz aos seguidores, não podem cometer enganos. A ametista também simboliza a humildade.
AMPULHETA
Representa o escoamento inexorável do tempo, no ciclo humano, mas também a possibilidade de inversão do tempo. O alto e o baixo, o vazio e o pleno, o superior e o inferior. Ciclo de acontecimentos que começa devagar e se acelera até a precipitação final.
ÂNCORA
Firmeza, solidez, tranqüilidade, fidelidade, conflito e atraso. No meio da mobilidade do mar e dos rios, ela fixa, amarra e imobiliza, deixando estável a embarcação. Também pode significar amarras e atraso, o conflito entre o sólido e o líquido.
ANKH
Representa a eternidade. 
ANEL
Eternidade, união, elo. O anel nupcial e o anel pastoral servem para vincular, indicar um elo entre um destino ou uma comunidade. Também pode indicar uma relação amor-escravo ou uma união nupcial.
ANJO
Mensageiro de boa nova ou aviso sagrado. Símbolo de ordem espiritual, das funções divinas e das relações de Deus com as criaturas. O anjo também pode simbolizar as funções humanas sublimadas ou as aspirações insatisfeitas e impossíveis. O anjo pode significar ainda sinal de advertência.
AR
Um dos quatro elementos primordiais: terra, fogo e água. Representa os signos de gêmeos, libra e aquário. Símbolo de lucidez, do fluxo de pensamentos, de idéias e das forças mentais. É o mundo sutil e a expansão. O ar representa a via de comunicação entre a terra e o céu. É purificador e espiritualizador.
ARANHA
Armadilha, criatividade, conquista espiritual, dificuldades de relacionamento. A aranha é um símbolo lunar ligado à fiação e às parcas. O véu de Maya e das ilusões. A aranha pode ser símbolo da alma e seu fio o da libertação. Ainda, representa o fio do yogue, que o eleva até a iluminação.
ÁRCO-ÍRIS
A ponte entre o céu e a terra, individuação, renascimento. O arco-íris representa a união das metades separadas e a resolução. O arco-íris representa, também, a restauração da ordem cósmica
ARAR
Pode sugerir uma preparação para um ato criativo. Também, uma preparação mental, prece, meditação, estudo e esforços para o auto-aperfeiçoamento e ampliação da consciência.
ARMA
Desejo de eliminar alguma coisa. Sinal de conflito interior. Significa ao mesmo tempo o instrumento de justiça e o da opressão, a defesa e a conquista. A arma materializa a vontade dirigida para um objetivo.ÁRVORE
Conhecimento, desenvolvimento, vínculos familiares, crenças. A árvore é símbolo da vida em evolução e em ascensão para o céu. Ela sempre está em comunicação com o cosmo em seus três níveis: subterrâneo pelas raízes, na superfície pelo seu tronco e galhos inferiores, e nas alturas, por meio dos galhos superiores e seu cimo sempre em busca da luz.
ARTICULAÇÃO
Simboliza ação. Aparenta-se aos nós. Assim como os nós e os elos, as articulaçoes simbolizam as funções necessárias à passagem da vida a ação.
ÁRVORE
Conhecimento, desenvolvimento, vínculos familiares, crenças. A árvore é símbolo da vida em evolução e em ascensão para o céu. Ela sempre está em comunicação com o cosmo em seus três níveis: subterrâneo pelas raízes, na superfície pelo seu tronco e galhos inferiores, e nas alturas, por meio dos galhos superiores e seu cimo sempre em busca da luz.
ARRANCAR O MATO
Eliminação de pensamentos indesejados ou erradicação de pensamentos equivocados. Também sugere a eliminação de hábitos negativos sejam de qualquer espécie. Sonhar arrancando mato é um chamado para a reflexão de hábitos e pensamentos negativos, inclusive relacionamentos negativos.
ARROZ
O arroz é de origem divina. É um alimento que enche os celeiros, portanto símbolo de abastança e abundância e por isso jogado nos casais recém-casados, pois também simboliza a felicidade e a fecundidade.. Também simbolliza a imortalidade, na China. É como o pão, simbolo do alimento espiritual. 
ASA
Liberdade, imaginação, leveza. Alçar vôo, aspiração da alma em seu processo de individuação. Indica também faculdade cognitiva, inteligência e rapidez.
ASNO-JUMENTA
Como símbolo da ignorância é apenas um caso particular, ou seja, somente algumas vezes, é bom observar e refletir quando o símbolo asno-jumenta surge em sua vida. No Egito o asno vermelho é uma das entidades mais perigosas que a alma encontra em sua viagem pos-mortem. Na Índia o asno serve como montaria para divindades como Nairrita, guardião da região dos mortes, e ara Kalaratri, aspecto sinistro de Devi. Porém, para os Cristãos o asno é benéfico pois além de servir de montaria para Maria levar seu filho, Jesus Cristo, em segurança, também serviu de guardião e para aquecer a criança na manjedoura, ele aparece nos presépios. Também, somo Satã ou como a Besta, significa o sexo, a libido, o elemento instintivo do homem, o plano terreno. Então, quando surge em mandalas ou em sonhos é digno de reflexão profunda.
ASTRO
Os astros são símbolos do comportamento perfeito e regular, como também da incomessurável beleza. Por seus movimentos circulares sugerem a perfeição divina do inatingível e incomensurável.
ATLÂNTIDA
A Atlântida, o continente submerso, permanece no espírito dos homens, pois ainda é fonte de inspiração e de aspiração da beleza e ampliação da consciência. Mesmo sendo para muitos uma lenda a Atlântida simboliza o Paraíso, a busca que todos queremos.
AUM
Mantra Índu, colocado no início e no final de toda recitação litúrgica.. É o som primordial do Universo e portanto o símbolo da Divindade maior. Também é um símbolo de força criativa, pois se ao fecharmos nossos ouvidos o que ouviremos é seu som Aum. Símbolo do despertar da consciência, da paz e treanquilidade.
AURA
Designa luz que rodeia o corpo dos seres vivos. Sempre que surge é símbolo do Divino ou da divindade que habita cada ser vivo e merece nosso respeito e amor. 
AURÉOLA
Indica a divindade de um Ser. Os Santos eram retratados com uma auréola em volta de suas cabeças, indicando sua pureza, e todos oa atribudos divinos. Simboliza a irradiação de luz e de amor.
AURORA
Simboliza a vinda da luz, a vitória sobre o mundo das trevas. A aurora pode manifestar o Além que tende a sugerir a existência de uma outra vida após a morte. Simboliza um modo de existência luminosa e misteriosa.

saiba mais em: http://www.mundodasmandalas.com/site/Artigos/Visualizar?ID_ARTIGO=c42125fc-c4ee-4742-8740-06beed873d88

 

Om

Sílaba sânscrita, hinduísta, de invocação, afirmação e bênção solene. É composta de três letras: a-u-m, que simbolizam os três vedas principais e os três níveis de consciência, de acordo com a concepção hindu. É também símbolo monossilábico da Trimurti (a tríade hinduísta, composta de Brahma, Shiva e Vishnu). O om é considerado o mais importante de todos os mantras (palavras ou sons que contêm
poder mágico ou espiritual), e seu valor está contido tanto na própria idéia que representa como no seu poder fonético ou vibracional.

Ouroboros

Importantíssimo símbolo esotérico, cuja origem se perde no tempo, e que é representado por uma serpente que morde a própria cauda, significando que “todo começo contém em si o fim, e todo fim contém em si o começo”. No seu sentido mais geral, o ouroboros é símbolo do tempo e da continuidade da vida. Pela sua forma circular, representa também o movimento perpétuo e de trajetória circular ou curva que caracteriza toda manifestação no universo. É emblema ainda do caráter cíclico de toda manifestação.

Pirâmide

O estudioso Cirlot informa que existe uma aparente contradição no simbolismo da pirâmide. Em primeiro lugar, nas culturas megalíticas e no primitivo folclore europeu, a pirâmide simboliza a terra em seu aspecto maternal. As próprias modernas árvores de Natal, herdeiras de uma antiqüíssima tradição, expressam, com sua forma piramidal, a dupla idéia de morte e imortalidade (ambas associadas ao conceito da Grande Mãe, a Terra). Por outro lado, a pirâmide de pedra, arquitetada com uma regular exata forma geométrica, corresponde ao elemento fogo, masculino, em todas as culturas antigas do Oriente. A interpretação mais completa a respeito do simbolismo da pirâmide foi dada por um outro estudioso, Marc Saunier. Ele sugeriu que a pirâmide é uma síntese de diferentes formas, cada uma delas com uma significação própria. A base da pirâmide é quadrada e representa a Terra (os quatro elementos da natureza). O ápice é “o ponto final” e o “ponto inicial” de todas as coisas, o “centro místico”, a divindade. Estabelecendo a ligação entre a base e o ápice, estão as faces triangulares da pirâmide, simbolizando o fogo como revelação divina e como princípio da criação. Conseqüentemente, a pirâmide é interpretada como um símbolo que expressa a totalidade do trabalho em seus três aspectos essenciais.

Quadrado

Símbolo da matéria e da passividade. Seus lados representam os elementos da natureza (água, fogo, terra e ar) ou os quatro pilares da sabedoria humana (ciência, religião, filosofia e arte).


Roda

Símbolo universal, complexo, e de origem tão antiga quanto o próprio homem. Seu sentido mais arquetipal está relacionado com os fenômenos das forças cósmicas em movimento. O símbolo taoísta chinês do Yin-Yang está relacionado com o significado da roda e a doutrina do Tao exprime que “o sábio perfeito é aquele que alcançou o ponto central da roda e permanece assim unido ao centro invariável”.


Roda da Vida

Um dos mais freqüentes símbolos do budismo tibetano, onde é usado em pinturas e em diagramas desenhados ou gravados. Representa a série de nascimentos, mortes e renascimentos do homem, mostrando, no círculo exterior, as fases da vida humana, causas do renascimento (lei do carma).

Rosa

Possivelmente a mais importante das flores simbólicas para o homem ocidental. Exprime o desenvolvimento do espírito, e está identificada com todas as expressões que denotam tal significado. A rosa está associada à idéia de regeneração, fecundidade e pureza.

Selo de Salomão

Duplo triângulo eqüilátero entrelaçado, ou então a estrela de seis pontas. Este símbolo é freqüentemente representado com um triângulo de cor branca e outro de cor negra.
Trata-se de um diagrama de profunda significação oculta, simbolizando, entre outras coisas, a união do espírito com a matéria.

Sol

Ponto focal de nosso sistema planetário, o Sol é símbolo material-espiritual por excelência da divindade. Sua luz pode ser considerada como a manifestação visível do Deus criador, sustentador e conservador de todas as formas de vida. O Sol é também emblema do Ser Real Interno de cada homem, da vitalidade, da vontade e dos sentimentos nobres como a lealdade.

Traço

Um dos símbolos gráficos básicos. Vertical: o princípio ativo (masculino) ou dinâmico; horizontal: o princípio passivo (feminino) ou estático.

 


Triângulo

Esta figura geométrica tem importante valor simbólico em muitas religiões e escolas esotéricas, representando a Trindade divina: a harmonia, a perfeição e a sabedoria. Eqüilátero: as tríades divinas ou o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade; isósceles positivo (ápice para cima): o ternário evolutivo ou anseio do espírito em se libertar da matéria; isósceles negativo (ápice para baixo): o ternário involutivo ou o princípio espiritual que penetra e vivifica a matéria.


Yin-Yang

Símbolo chinês da distribuição dual das forças universais, compreendendo o princípio ativo ou masculino (Yang) e o feminino ou passivo (Yin). Este símbolo tem a forma de um círculo dividido por uma linha sigmóide, e as duas partes assim formadas possuem, quando observadas, uma tendência dinâmica, o que não seria possível se o círculo fosse dividido por uma linha reta (diâmetro). Na representação gráfica desse símbolo, a metade clara representa o Yang, e a escura, o Yin. Contudo, a primeira apresenta em seu interior um ponto negro, e a segunda, um ponto branco, significando que ambas possuem, em si mesmas, o germe do princípio contrário.

mais sobre simbolos com a letra m: http://www.mundodasmandalas.com/site/Artigos/Visualizar?ID_ARTIGO=f78baa70-c662-4a4a-bf63-69cca4b7a850 ...